O trabalho policial exige muito da aptidão física dos policiais, o que, por sua vez, é um pré-requisito importante para o policiamento.
A aptidão física compreende os seguintes componentes: resistência, força, velocidade e coordenação. A capacidade de dominar essas habilidades depende de um alto nível de desempenho físico.
A União Européia de Esportes Policiais-USPE concede um distintivo de desempenho física policial, por meio do sistema EPLA, para promover a aptidão física de todos os policiais que servem nos países membros do USPE, promovendo a idéia e desenvolvendo uma “identidade corporativa” comum entre as forças policiais européias.
Com a mesma finalidade a BPSF para as Polícias do Brasil de incentivar seus integrantes a se manter ativos fisicamente e reduzir os níveis de absenteísmo decorrente do sedentarismo, bem como por doenças provenientes da falta da pratica da atividade física, a BPSF buscou junto a União Européia de Esporte Policias autorização para utilizar e implantar no Brasil um programa desenvolvida na Universidade de Esportes de Munique/GER para avaliação das condições físicas dos policiais e que podem ser utilizadas para a população em geral.
No Brasil o o sistema irá se chamar BPLA, que irá conferir ao Policial a Medalha de Performance Física Policial, porém estamos finalizando as regras de concessão desta medalha, bem como os aplicadores do teste serão cadastrados e capacitados, pois as regras de aplicação, aferição e os testes seguirão exatamente o que foi estudado e estipulado pela Universidade de Esportes de Munique, por meio de estudo cientifico por iniciativa e em cooperação com o USPE, contudo será adaptado para o Brasil os critérios de concessão da medalha por meio das avaliações conduzidas e supervisionadas pela BPSF.
Ser premiado com a medalha “BPLA” implica que o respectivo policial atenda aos requisitos físicos necessários para o policiamento diário em todas as faixas etárias.
Assim como a USPE a BPSF acredita que o BPLA incentivará os policiais a manterem a forma física durante toda a carreira.
O selo BPLA somente será concedido a policiais filiados a BPSF ou por policiais pertencentes as Polícias que assinarem o termo de cooperação com a BPSF. O sistema foi desenvolvido para policiais ou estudantes em uma academia de polícia. A polícia é um conjunto de todos os órgãos e instituições encarregados da manutenção e preservação da ordem pública.
Por força de acordo para utilização do sistema desenvolvido pela USPE, a BPSF não tem autorização para agraciar, membros das forças armadas e funcionários públicos que não pertencem à polícia, mas não nos impede de aplicar os testes.
Os filiados e parceiros da BPSF não estão autorizados a ampliar a utilização ou aplicar sem autorização o BPLA.
Estaremos iniciando a aplicação ainda em 2018, pois estamos trabalhando na tradução de todo material, adaptando o site para receber os dados, preparar e capacitar os aplicadores, bem como os critérios de concessão das medalhas em grau Ouro, Prata e Bronze.